.png)

O projeto Agroflorestar Raposa tem o objetivo de desenvolver e fortalecer capacidade técnica para adoção de práticas agroecológicas na produção e consumo de alimentos, fomentando quintais produtivos e hortas comunitárias familiares em Raposa, Ilha do Maranhão.
Para isso, o projeto sensibiliza, mobiliza e capacita famílias agricultoras e estudantes para o uso de práticas agroecológicas visando a produção de alimentos e soberania alimentar.
Também visa promover assistências técnicas em 15 quintais produtivos em sistemas com hortas de cultivares diversas fomentando sua comercialização.
O projeto, iniciado em dezembro de 2021, recebe o apoio do Fundo Socioambiental DEMA.
Notícias

O professor @sidneycolins ministrou uma Oficina de Reciclagem com alunos da Escola Joaquim Aroso. 🤝
Abordando a transformação de resíduos sólidos em arte, usamos papel reciclado para produzir lindos cadernos e sacolas. 🌱
#AgroflorestarRaposa

Nos dias 01 e 02 desse mês, levamos mudas de hortaliças para os beneficiários do Projeto Agroflorestar Raposa ✨
Adoramos visitá-los porque sempre nos recebem com esse sorrisão e o cheirinho das hortaliças! 🍃
#AgroflorestarRaposa

Acompanhem algumas imagens feitas na horta da @deuzuites , uma das participantes do nosso projeto Agroflorestar Raposa mostrando todo seu domínio das lições aprendidas no projeto e um cheiro delicioso de manjericão e cebolinha. 🌱🌼
#AgroflorestarRaposa

No Brasil, o dia 25 de maio homenageia homens e mulheres que trabalham nas zonas rurais, campos, florestas e fazendas contribuindo para o desenvolvimento e a sustentabilidade das cidades! O cuidado desde o preparo da terra até a comercialização e administração do seu ofício garante o impulso e o sustento da população do país.💚
Enaltecemos a todos os trabalhadores rurais do Brasil e agradecemos todas as famílias que fazem parte da história do projeto Agroflorestar Raposa pelo crescimento e aprendizados mútuos! 🌳
#DiaDoTrabalhadorRural #AgroflorestarRaposa

Durante toda a manhã desta sexta-feira, dia 02, as pequenas agricultoras, Deusa e Núbia, participantes do Agroflorestar 🦊 estiveram na Feira Agroecológica e Solidária, na Praça Deodoro, realizada pela Associação Tijupá e Emaranhadas, com o apoio do Coletivo Reocupa.
Um dia de valorização da agricultura familiar, para fazer circular produtos fresquinhos, livres de agrotóxicos e cultivados pelas mãos de mulheres incríveis como as nossas Agrofloresteiras da Raposa. A Feira se junta a uma série de outros eventos que acontecem ao longo destas semanas para comemorar e mobilizar pessoas em torno da proteção da Floresta Amazônica.
A Feira Agroecológica edição Dia da Amazônia também foi um momento de reflexão sobre a importância de manter a Amazônia de pé através de práticas sustentáveis de produção e de vida tão importantes para a manutenção do equilíbrio climático, proteção e preservação dos nossos biomas amazônicos, da nossa floresta e dos povos que nela habitam.
O Maranhão e o Agroflorestar Raposa são Amazônia. 🌱🌳
@fundodema
@associacao_tijupa
@re_o_cupa
@e.maranhadas
@amazoniadepe_

Nossa equipe foi sempre recebida com olhares curiosos e calorosos, agradecemos todas as contribuições! 💚
#AgroflorestarRaposa

O Professor Ari, do @sitioamora partilhou seus saberes e produziu um biofertilizante que servirá de reforço nutricional para as hortaliças. E o melhor: com recursos locais de fácil acesso e baixo custo encontrados ali mesmo na região.
Com esse aprendizado, nossos pequenos produtores podem ser multiplicadores de práticas mais sustentáveis e baratas de produção que devolvem a terra aquilo que ela dá, alimento e nutrição.

São as práticas agroecológicas de regeneração, onde é possível utilizar recursos locais de adubação muito mais saudáveis e baratos para o cultivo, representando também uma economia para as famílias que precisam comprar compostos para adubo em outras cidades, encarecendo a sua atividade produtiva.

No nosso processo de escuta, a adubação disponível no mercado foi apontada como um dos maiores problemas que encarecem a produção, desestimulando o trabalho dos pequenos produtores da Raposa.
Por isso, o Projeto Agroflorestar constroi e oferece soluções e alternativas coletivas, viáveis, sustentáveis e de combate às mudanças climáticas e neste ciclo conta com a parceria e os saberes dos técnicos do ISA Juçaral.

Ontem (16), fechamos ciclo de atividades práticas para transição agroecológica no seu canteiro produtivo no Alto da Base (Raposa), em um processo que começou no começo do mês, com uma oficina prática ministrada por Keila Lima e Josewânia Coêlho (Instituto Socioambiental Juçaral).
Lindo, né? 💚 Ver os agricultores da nossa região se empoderando e apreendendo sobre a Agroecologia só fortalece nossa esperança em um Maranhão mais sustentável.

Esse foi o sentimento da última oficina do #AgroflorestarRaposa, realizada na segunda (25).
Na oportunidade, a profa. Dra. Danielle Celentano orientou a turma do projeto na implantação de parcela de Sistema agroflorestal biodiverso demonstrativo.
A área experimental de 96m², nas proximidades do Rio Cumbique, recebeu frutíferas (cacau, cupu, ingá), espécies para biodiversidade (jatobá, ipê, copaíba) e outras, demonstrando na prática alguns dos processos de Restauração Florestal.

🌿 No dia 11/04, tivemos oficina sobre Restauração florestal com agricultores na região do Cumbique, que puderam aprender sobre os serviços ecossistêmicos, a importância das florestas para a preservação da água e restauração ecológica de APPs.
🌿 Já hoje, 18/04, os estudantes da escola @josefrancadesousa puderam refletir e exercitar sobre práticas de restauração florestal aqui na sede do IMAS.


Na capacitação, nossa turma dominada por mulheres teve capacitação tanto teórica quanto prática sobre a importância de não desperdiçar nenhum talo, folha ou casca, contribuindo assim para a segurança alimentar de todos.






Todos puderam conhecer melhor o ciclo de vida e os objetivos do Agroflorestar Raposa, ampliando o contato com parte da equipe dessa jornada.
E foi sucesso! Tivemos 100% de adesão ao projeto. Ou seja, todas as famílias toparam participar após a reunião. Um indicativo de que muita coisa incrível vem aí. 😍
Na Mídia
Entrevista ao "Orgânica" da Rádio Universidade FM em 31/01/22:
Entrevista ao "Hashtag 106" da Rádio Universidade FM em 22/04/22:

