top of page

Maranhão marca presença no I Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura do Nordeste


ree

Entre os dias 27 e 29 de maio de 2025, o Comitê de Cultura do Maranhão participou ativamente do I Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura do Nordeste, realizado em Natal (RN). A delegação maranhense contou com 18 agentes territoriais (ATCs), além da coordenação dos agentes do IFMA, da coordenadora geral executiva do Comitê, representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs executantes) Bumba Meu Boi da Floresta e Ylê Axé Oxóssi e Oxum, que integram o Comitê, e uma representante do escritório do MinC no Maranhão.



Ao todo, cerca de 300 participantes dos nove estados da região estiveram reunidos no evento. Segundo a coordenadora geral executiva do Comitê, Jô Brandão, participar do encontro foi uma oportunidade valiosa de reafirmar o compromisso com o fortalecimento da cultura nos territórios.


“Esses momentos de escuta e construção coletiva são fundamentais para ampliar nossa visão, repensar estratégias e reafirmar a importância de políticas culturais que respeitem e valorizem a diversidade dos nossos povos. O Maranhão sai desse encontro ainda mais conectado com a rede nacional dos comitês de cultura”, destacou.


Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o encontro teve como objetivo fortalecer as redes culturais da região e promover a territorialização das políticas públicas de cultura. A programação incluiu oficinas formativas, rodas de conversa, apresentações culturais e debates sobre o papel dos agentes em seus territórios.


ree

Destaque maranhense


O Comitê de Cultura do Maranhão ofereceu aos agentes territoriais a oficina "Mobgrafia, Comunicação e Tecnologias Ancestrais", conduzida pela coordenadora do comitê Jô Brandão e o técnico de comunicação da OSC executante Yle Axé Oxossi e Oxum Paulo do Vale . A atividade abordou técnicas de fotografia e a valorização dos conhecimentos tradicionais e tecnologias ancestrais nas formas de comunicação nos territórios, como utilizar os recursos da cultura digital e os saberes ancestrais como ferramentas de mobilização e comunicação comunitária.


 

Os agentes também participaram de rodas de conversas por estado para alinhar ações conjuntas com os comitês, de formação sobre o Programa nacional dos comitês de cultura e comunicação e apresentaram a intervenção cultural "Subjetividade Maranhense: identidades, memórias e resistências culturais", no auditório principal do evento.

 


ree

A presença ativa do Maranhão reforça o compromisso do Comitê com o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária e com a valorização da diversidade cultural brasileira. A experiência trocada no encontro amplia o repertório das ações no estado e contribui para a construção de novas estratégias de atuação em rede.

Comentários


bottom of page