Fortalecimento de Instituições

Mais comumente, a sustentabilidade se popularizou pela dimensão ambiental, que diz respeito à capacidade dos ecossistemas naturais de se manterem diante das agressões humanas.

 

Mas, para além disso, temos incidido para promover a Sustentabilidade Institucional, que é considerada a dimensão mais transversal, composta pelas formas de governar, legislar e se organizar em cooperação com a sociedade civil, vez que estes são considerados catalisadores do (des)envolvimento sustentável.

Nessa perspectiva, desenvolvemos várias estratégias para promover fortalecimento institucional com destaque para o Diagnóstico de Sustentabilidade Institucional,  baseado em indicadores de sustentabilidade que propiciam experiências para uma nova cultura organizacional.

 Quão as organizações são sustentáveis para cumprir seus fins?

Essa é a pergunta que nos move!

Programa Governo Semu.png

Case:

DIAGNÓSTICO E PLANO DA SECRETARIA DA MULHER/ SEMU-MA

Em 2019, uma análise da Sustentabilidade Institucional da Secretaria Estadual da Mulher subsidiou a elaboração do Programa de Governo SEMU 2019-2022 através da análise de indicadores do desenvolvimento institucional da Secretaria, baseado em nossa metodologia.

Clique e leia o diagnóstico:

Case:

CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO EM RAPOSA

Em 2016, experimentamos e oferecemos suporte técnico a ação articulada com organizações do Fórum de Entidades Civis de Raposa (FECRA) gerando relatório da visão de futuro da sociedade civil para o município de Raposa (MA).

Clique e leia o relatório:

Screenshot.png
Agenda Ambiental Caema.jpg

Case:

DIAGNÓSTICO DA GESTÃO AMBIENTAL DA CAEMA

Em 2011, um conjunto de iniciátivas articuladas na Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão/ Caema constituiu a sua Agenda Ambiental, cujo Comitê Executivo desenvolveu um Diagnóstico da Gestão Ambiental da CAEMA com as bases metodológicas por nós desenvolvidas para diagnósticos baseados em indicadores de sustentabilidade institucional.

Clique e leia o diagnóstico: