top of page

VIDAS EM

CONEXÃO

Ajude famílias em situação de vulnerabilidade frente à pandemia de COVID-19

É na Ilha de São Luís (composta pela capital, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) onde se concentram a maioria dos casos da Covid-19 em todo o estado do Maranhão, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Nossa capital está entre as cidades do país em que mais de 10% de sua população vulnerável está vivendo a mais de trinta minutos de um estabelecimento capaz de realizar a triagem para a Covid-19 (segundo Nota do IPEA).

 

Diante disso, é urgente a necessidade de prestar assistência a famílias que já tinham situação de vulnerabilidade social e que agora enfrentam ainda mais dificuldades, além de difundir campanhas de prevenção eficazes contra a proliferação do novo coronavírus.

Por isso, o IMAS, em parceria com outras organizações, visa divulgar amplamente as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentamento ao COVID-19, assistir materialmente as comunidades que são largamente afetadas pela pandemia, estudar e desenvolver soluções tecnológicas de baixo custo para essas comunidades e oferecer meios para a autonomia financeira das populações vulneráveis. 

Âncora 1
Âncora 2

Capacitações

técnicas

Âncora 3

Esse ciclo do projeto nasce da necessidade de capacitar pessoas para a sua autonomia financeira, frente às crises socioeconômicas gerada pela pandemia de Covid-19. A partir de oficinas de 4h cada, essa frente objetiva também fomentar a cooperação e solidariedade como ferramenta de superação de crises e contribuir com a capacitação de pessoas, principalmente mulheres.

Assistência

 Material

Desenvolvemos rede de assistência comunitária através de campanhas de doação de cestas básicas articulando a atuação de lideranças locais à aquisição nos pequenos comércios, dinamizando a economia nas comunidades e minimizando os efeitos de deslocamentos.

Âncora 4

Rede de comunicação comunitária

Âncora 5

A Rede visa divulgar amplamente as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a pandemia, além de desenvolver campanhas para o incentivo aos hábitos de higiene e vida saudável; gerar e difundir informação acessível acerca das medidas de apoio emergenciais a comunidades de baixa renda; busca criar canais de comunicação eficientes, inclusive entre poder público e comunidade, ativando o protagonismo jovem feminino, oportunizando ferramentas de comunicação mais acessíveis e contextualizadas à realidade local.

Soluções

tecnológicas

de baixo custo

A pandemia nos impõe novos hábitos e convivência social. Isso é especialmente importante em regiões onde as comunidades se encontram em condições socioeconômicas e ambientais que a fragilizam, tais como a pobreza, a educação e saneamento ambiental precários.

Para enfrentar esse cenário, estamos estudando soluções sanitárias de baixo custo para implantar em comunidades vulneráveis buscando minimizar os efeitos da Covid-19 nas periferias, assim, ampliando as condições para adoção de práticas de higiene e prevenção da doença.

Âncora 6

Lavatório Público

O Projeto visa a implementação de lavatórios públicos comunitários, instalando-os em comunidades vulneráveis, minimizando os efeitos da COVID-19 em periferias. ⁣

Sob a coordenação da Luzenice Macedo, o desenho tem autoria de Jana Lopes, arquiteta e urbanista associada, e Mariana Valporto, arquiteta e designer. A materialização contou com o talento de David Frankly Pereira, construtor civil, parceiro do Instituto.

O lavatório encontra-se em fase de testes, já tendo sido implementado em duas localidades próximas ao IMAS. O desafio é garantir que seja acessível, versátil e fácil de executar. 


Seguimos em busca da compra dos materiais ideais para o desenho original, com acionamento por pedal. Mas flexibilidade é também uma característica do projeto: conseguir fazer o Lavatório com o que tivermos à mão.

Adote um lavatório!

Atenção! O Lavatório Público pode ser replicado apenas para usos não comerciais. O projeto é certificado mediante as tecnologias de hashcode (SHA 256) e TimeStamping (Padrão UTC fornecido pelo BIPM - Bureau International des Poidset Mesures) e seu uso indevido pode ocasionar sanções judiciais.

Como ajudar?

caridade.png
caixa-de-coracao.png
doacao.png

Você faz uma doação para o IMAS,

de preferência por transferência bancária

A gente oferece os benefícios do projeto às famílias em situação de vulnerabilidade

As famílias recebem capacitação, lavatório e/ou assistência material

Âncora 7

Faça sua doação!

Pag Seguro

(Aceita cartões de crédito)

Obs: a plataforma cobra taxa de até 5,59%. Por favor, dê preferência a outros métodos

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA

Banco do Brasil
Agência: 4323-0
Conta: 43.136-2

CNPJ: 14.977.063/0001-07

Envie o comprovante para:

imasustentavel@gmail.com

Entrevista para TV Difusora

Notícias

bottom of page