Moradia digna,
segura e sustentável
Ter uma moradia digna e segura, aprender soluções para construir de forma sustentável e fazer tudo isso com baixo custo. Esses foram os propósitos do projeto Arquitetas em Casa, iniciado em julho de 2018.
Com o índice de 38,1%, o Maranhão apresenta o maior déficit habitacional relativo no país, total que equivale ao número de imóveis existentes, dividido pelo número de moradias necessárias para suprir a demanda da população. A partir desses dados e inspirados pelo ODS 11, fomos buscar ativamente famílias das cidades da Ilha do Maranhão, como São Luís e Raposa, principalmente providas por mulheres, para uma série de iniciativas.
Primeiro, sensibilizamos e mobilizamos as pessoas para participar do projeto, mostrando a importância e uso de soluções tecnológicas de construção sustentável. Depois, partimos para capacitações em diversos temas, baseadas em técnicas de arquitetura bioclimática e ecotecnologias. Por último, promovemos assistências técnicas para que as famílias colocassem tudo que aprenderam em prática nas suas residências.
O primeiro ciclo do projeto recebeu o apoio do Fundo Socioambiental Casa em parceria com o Fundo Socioambiental Caixa e OAK Foundation e teve o percurso de um ano.
Registros
Videos
Arquitetas em Casa
TV Difusora
Canal Sua Cidade
TV Assembleia
TV Mirante
Matérias
Rádio
Programa "Orgânica" da Rádio Universidade FM - 04/08/2019