top of page

Nossa história

2011

Iniciamos os diálogos para fundarmos o Instituto Maranhão Sustentável para ser organização não governamental/ ONG referência maranhense em gerar produtos e serviços em bases sustentáveis.

2012

Na Rio+20, conectamos com organizações sociais de todo o mundo para conhecer suas experiências e os desafios da comunicação social em ONGs


Desenvolvemos metodologia de formação de Agentes do Verde para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, imprimindo visão de futuro na qualificação de jovens para serem a base do Sistema Estadual de Meio Ambiente, com o IBRAPP e a SEMA.
 

Promovemos debate pioneiro na 10ª Semana Nacional de Museus sobre museologia social com o Museólogo Mário Chagas, referência no tema na América do Sul.

2013

Desenvolvemos projeto Semente para criação, melhoramento e produção de ecoprodutos com apoio do Fundo Estadual de Meio Ambiente


Desenvolvemos metodologia para dinamizar centros de cultura com projeto demonstrativo no Centro Cultural Pinheirense, MA, propiciando vivências e ações culturais diversificadas, demonstrando as potencialidades do espaço como local de criação, inclusão, fruição e difusão da criatividade local. Pela Lei Estadual de Cultura: Governo do Estado, AMBEV, Prefeitura de Pinheiro e Academia Pinheirense de Letras.
 

Co-organizamos a Virada do Maranhão pela Sustentabilidade com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente em São Luís, para promover os conceitos de sustentabilidade com ampla programação socioambiental e cultural.

2014

Inauguramos nova sede com o Casa d'Arte com espaço planejado e baseado em cooperação e redes colaborativas!

2015

Desenvolvemos as Feiras Solidárias para resgatar a convivência em feiras para a troca de ideias, serviços e produtos.


Fomos parceiros na realização de Festival Gastronômico na Ilha de São Luís, com o SEBRAE/MA e restaurantes da Ilha, para desenvolver gastronomia valorizando a culinária regional com inovação. 

2016

Fomos reconhecidos como Ponto de Cultura com o Casa d'Arte Centro de Cultura, pelo Ministério da Cultura do Brasil.


Realizamos intercâmbio no Museu Violeta Parra, no Chile, com diálogos, música e poesia para compartilhar nossas experiências de gestão sociocriativa e produção de redes colaborativas.


Concebemos em parceria com 10 municípios do Pólo Turístico Floresta dos Guarás, o I Encontro Floresta dos Guará: Litoral Ocidental Maranhense pela Sustentabilidade.


Implantamos projeto com tecnologia de construção sustentável de taipa de pilão, a partir das pesquisas da Dra. Sanadja de Medeiros, através da Residência Criativa, com 50 m2.

2017

Compomos a Rede MobCidades - Mobilidade, Orçamento e Direitos promovida pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos, composta por 50 organizações em dez cidades entre as quais São Luís, onde foi coordenada pelo Instituto de Cidadania Empresarial – MA para promover incidência política sobre mobilidade urbana.

2018

Desenvolvemos o Arquitetas em Casa, por e para mulheres, fomentando moradia digna, segura e sustentável. Projeto figorou entre as 10 Soluções Inovadoras que contribuem para os ODSs pelo GT da Sociedade Civil da Agenda 2030 e Instituto Democracia e Sustentabilidade.


Realizamos o I Fórum Municipal Lixo Zero São Luís com a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil para refletir e difundir prática de manejo sustentável de resíduos.

Compomos iniciativa inédita no Maranhão, o Rumbora se Amostrar, projeto de levantamento de indicadores do uso de bicicletas na Região Metropolitana de São Luís, do Coletivo Resistência Cultural Upaon-Açu/ Re-Ocupa, uma realização do Fundo Socioambiental Casa com financiamento da OAK Fundation e o Fundo Socioambiental Caixa.

2019

Desenvolvemos o Festival das Rendas com o Casa d’Arte, em parceira com o artista Vinaa, inspirados nas comunidades rendeiras de Raposa com 10 atrações, exposições e feira criativa.

2020

Direcionamos esforços para atuação em rede com mais 40 organizações de base comunitária para atender emergência sanitária global junto a comunidades mais vulneráveis, através do projeto Vidas em Conexão.

Desenvolvemos Lavatório Público, solução tecnológica de baixo custo, com unidades pilotos instaladas e projeto disponível em nosso site para replicar

2022

Compomos iniciativa pioneira no Maranhão, o “Rumbora Marocar”, projeto de Educação Política Popular e de verificação de conteúdo da eleição municipal de São Luís, do Coletivo Resistência Cultural Upaon-Açu/ Re-Ocupa, com financiamento do Instituto Clima e Sociedade.


Realizamos o I Encontro de Saberes Ancestrais da Ilha: do ritual à festa, no bojo do projeto No Caminho do Farol, em Cooperação com a Funarte, baseado em vivências criativas e trocas de saberes e tecnologias que estão sendo produzidos em comunidades, grupos artísticos e territórios criativos. 

2023

Concluímos 1ª edição do Agroflorestar Raposa em parceria com o Coletivo EcoarRaposa, com apoio do Fundo Dema, para desenvolver e fortalecer as práticas agroecológicas na produção e consumo de alimentos, fomentando quintais produtivos e hortas comunitárias familiares.
 

Fomos habilitados pelo Ministério da Cultura do Brasil para sermos Comitê de Cultura de 2024 a 2025.

bottom of page