A II Mostra Cine Carimã, com o tema "Territórios Culturais: A Memória do Corpo e do Lugar", tem como objetivo reconhecer e celebrar as produções audiovisuais que abordam a cultura afroindígena maranhense, os povos originários e o cinema de periferia. A mostra destaca os diversos processos de realização, tipos de cinema, memórias, práticas cotidianas, desafios e aprendizados dessas comunidades.
Neste contexto, a noção de "território" vai além do espaço geográfico, englobando os lugares de vivência e resistência das comunidades. O "corpo" é visto como um veículo de identidade e expressão cultural, carregando histórias e tradições. A "memória" atua como um elo entre o passado e o presente, preservando saberes ancestrais e experiências que moldam a identidade coletiva.
Nosso propósito é reforçar a importância da memória cultural como uma perspectiva para o futuro, além de enfrentar o desafio de sua preservação, promovendo um espaço onde essas narrativas possam ser compartilhadas e valorizadas.
Convocatória
Estão abertas as inscrições para a Mostra Cine Carimã 2024 – Territórios Culturais: A Memória do Corpo e do Lugar. Veja como participar!
Inscrições online: a partir do dia 27/07 através do formulário abaixo.
Seleção de Obras: 3 curtas-metragens de diretores ou diretoras de qualquer estado do Brasil; 3 curtas-metragem de diretoras ou diretores maranhenses e 3 filmes de bolso produzidos por jovens do município de Raposa/MA.
Tema: A relação com a temática "Territórios Culturais: A Memória do Corpo e do Lugar" é essencial para a seleção.
Gratuidade: As inscrições são gratuitas.
Premiação: Os selecionados receberão um valor de exibição de R$500 para curtas-metragens e R$250 para filmes de bolso.
Atenção: prazo para inscrição de filmes de bolso prorrogado!
Curta Metragem Nacional
Curta Metragem Maranhão
Filmes de Bolso
Selecionados
CATEGORIA MARANHÃO
Maria Parteira (doc, 2024) | Marla Silveira
Rude Boy de Gugs (videoclipe, 2024) | Sunday James
Travessa da Socorro (doc, 2024) | Ana Paula Soeiro
CATEGORIA NACIONAL
KM 100 (fic, 2024) | Lucas Ribeiro (BA/SP)
Mãri hi – A Árvore do Sonho (doc, 2023) | Morzaniel Ɨramari (RR)
Os Sonhos Guiam (doc, 2023) | Natália Tupi (AM)
A exibição
Todos os filmes serão exibidos no dia 31 de agosto de 2024 (sábado), a partir das 17h, no Casa d'Arte Centro de Cultura – R. do Farol, 9, Alto do Farol, Raposa, MA.
Durante o primeiro semestre de 2024, o Instituto Maranhão Sustentável e o Centro de Cultura Casa d'Arte realizaram três produções audiovisuais no município, aprovadas pela Lei Paulo Gustavo, através Prefeitura de Raposa, em parceria com produtores locais.
A pré-estreia dos filmes será durante a 2ª Mostra Cine Carimã, com a presença da equipe e dos participantes das produções.
Confira um pouco mais sobre os projetos realizados!
Ficha técnica
Confira quem está realizando nossa Mostra!
Presidenta do IMAS: Cibele Coelho
Gestora do Casa d'Arte: Luzenice Macedo
Idealização: Claudia Marreiros
Curadoria: Claudia Marreiros e Lygia Peçanha
Comunicação: Mirella Falcão
Designer: Marcos Costa