top of page
marca_psa_compensei.png

Incentivo à conservação
e desenvolvimento sustentável local

banner_PSA.png

Em parceria, a Compensei e Instituto Maranhão Sutentável desenvolveram e aplicaram um PSA (Pagemento por Serviços Ambientais) na comunidade de pescadores do Porto do Veloso em Raposa (MA).

O Pagamento por Serviços Ambientais é uma ferramenta que busca conservar e promover a manutenção, recuperação e melhoria dos ecossistemas e seus recursos naturais, por meio de atividades de proteção e de uso sustentável, reduzindo o desmatamento e degradação ambiental.

A Compensei é uma startup ludovicense que trabalha na mensuração e compensação de carbono emitido durante eventos. O objetivo principal da empresa é diminuir o impato causado ao meio ambiente atraves da compensação. O ecossistema escolhido como alvo para as ações foi o mangue, comumente encontrado na costa maranhense. Nesse contexto entra o conhecimento, familiaridade e experiência do Instituto Maranhão Sustentável com comunidades de raposa, município da região metropolitana de São Luís onde a pesca e coleta no mangue compõem boa parte das atividades financeiras do município.

 

O porto do veloso emerge como um local alvo do PSA pela relação da comunidade com o meio ambiente que é salvaguardado pelos pescadores estreitamente ligados ao ecossistema. Desenvolvemos (mencionar as atividades) impactando (mencionar números).

Resultados

icon_hand.png

  Articulação e prestação de serviços sociais ao público beneficiário de marisqueiras e pescadores na região do Porto do Veloso, Raposa (MA)

icon_gear.png

Início da Modelagem
do PSA Compensei
e Plano de Ação

Registros

bottom of page