top of page

Comitê de Cultura no Maranhão realiza oficina Quilombo que Impacta dentro da programação de Morte do Boi da Floresta

Em mais uma atividade do Comitê de Cultura do Maranhão, acontece de 27/09 a 04/10, o Ciclo de Mobilização, Apoio, Formação e Fortalecimento à Cultura Maranhense. Jovens e mestres do maior quilombo urbano da América Latina estarão envolvidos na oficina “Quilombo que Impacta”, sendo uma com foco em capacitar os participantes com técnicas de audiovisual, para que se tornem influenciadores e narradores de suas próprias histórias e realidades. A atividade acontece dentro da programação do Festejo da Morte do Boi da Floresta, uma das manifestações culturais mais expressivas do Estado, realizada no bairro da Liberdade. As ações do Comitê de Cultura do Maranhão junto à programação de Morte do Boi da Floresta fortalecem ainda mais esse espaço comunitário.


ree


“A qualificação será dividida em duas etapas: a primeira direcionada aos jovens da Liberdade e terá como foco a capacitação técnica, incentivando-os a produzirem material audiovisual que oportunizem, por exemplo, a inscrição em Editais de Cultura, por meio de depoimentos dos mestres”, explicou a coordenadora executiva do Comitê de Cultura no Maranhão, Nadir Cruz.


Na segunda etapa da ação, a ser realizada dia 04/10, o Quilombo que Impacta terá como foco os mestres da cultura por meio do registro das memórias e vivências desses fazedores de cultura. Os registros terão a participação dos jovens participantes da oficina de audiovisual da primeira etapa.


“A oficina tem como foco o uso consciente das mídias digitais, apresentando ferramentas de registros como celulares e câmeras, noções de roteiro, edição de vídeo, enquadramento e estratégias de engajamento em redes sociais. Mas, mais do que técnica, o que propomos é a construção de identidade, pertencimento e poder coletivo”, disse Claudia Marreiros, responsável pelas formações do Comitê de Cultura no Maranhão.



O Comitê de Cultura do Maranhão tem somado forças para valorizar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular: o Boi da Floresta. Por meio de ações culturais, de fomento, formação e visibilidade, o Comitê tem contribuído para que a programação da brincadeira se torne cada vez mais fortalecida, garantindo reconhecimento e continuidade dessa manifestação que pulsa no coração do povo maranhense.


Todas as ações integram o Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Maranhão do Ministério da Cultura. A coordenação do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Maranhão (PNCC) é executado por meio do Instituto Maranhão Sustentável (Imas) e pela Associação Junina Turma de São João Batista Boi da Floresta do Mestre Apolônio e Ilê Axé Oxóssi e Oxum (Codó). No plano de ação, o Comitê atua nas seguintes frentes: Mobilização e Redes, Formação e Apoio Técnico e Comunicação e Difusão. Os trabalhos do PNCC no Estado têm como objetivo envolver diferentes segmentos da sociedade — artistas, gestores, produtores e representantes de comunidades — na formulação e implementação de políticas culturais. Essa abordagem busca garantir que as vozes e demandas locais sejam ouvidas, promovendo uma maior inclusão e diversidade nas ações culturais.




bottom of page