IMAS firma adesão ao Pacto pela Alfabetização Ecológica Integral rumo à COP 30
- Instituto Maranhão Sustentável
- 24 de set.
- 2 min de leitura
Assinatura aconteceu nesta quarta-feira, 24 de setembro de 2025, na Fundação Escola de Governo do Maranhão, em São Luís, com a presença de diversas instituições, coletivos e lideranças sociais.

O Instituto Maranhão Sustentável (IMAS) assinou, nesta quarta-feira (24 de setembro de 2025), o Pacto pela Alfabetização Ecológica Integral Rumo à COP 30. O evento ocorreu na sede da Fundação Escola de Governo do Maranhão (EGMA), no Centro Histórico de São Luís (MA), reunindo representantes de instituições públicas e privadas, coletivos, fóruns, organizações da sociedade civil, juventudes e demais lideranças.
O pacto surge como um termo de compromisso coletivo em defesa de ações preventivas, restaurativas e protetivas diante dos impactos das mudanças climáticas. A proposta é promover uma nova vivência pautada na Ecologia Integral, na Cultura da Paz e na justiça climática, além de reforçar a necessidade de inserir a Educação Ambiental como eixo permanente da educação brasileira — especialmente na formulação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).
Entre os principais compromissos assumidos, destacam-se:
Promoção da Educação Ambiental em suas dimensões formal, não formal e informal, formando cidadãos críticos e transformadores;
Apoio à recuperação e preservação de áreas degradadas, com foco na Amazônia maranhense;
Mobilização social para construção de uma cultura ecológica baseada na solidariedade intergeracional, na sustentabilidade e no cuidado com a Casa Comum;
Fortalecimento de redes e compartilhamento de experiências, com vistas à ampliação do impacto positivo das ações.
Com a adesão ao pacto, o IMAS reafirma seu compromisso em articular iniciativas que unem sustentabilidade, cultura e educação, colocando o Maranhão em sintonia com os debates e encaminhamentos que antecedem a COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada no Brasil em 2025.





Comentários