Na mostra de cinema, serão exibidos filmes nacionais, maranhenses e de Raposa com a temática "Territórios Culturais: A Memória do Corpo e do Lugar".
A II Mostra Cine Carimã acontece neste dia 31 de agosto, a partir das 17 horas, no centro cultural Casa d’Arte. Com o tema "Territórios Culturais: A Memória do Corpo e do Lugar", a mostra tem como objetivo reconhecer e celebrar as produções audiovisuais que abordam a cultura afroindígena maranhense, os povos originários e o cinema de periferia.
A mostra destaca os diversos processos de realização, tipos de cinema, memórias, práticas cotidianas, desafios e aprendizados dessas comunidades. Neste contexto, a noção de "território" vai além do espaço geográfico, englobando os lugares de vivência e resistência das comunidades. O "corpo" é visto como um veículo de identidade e expressão cultural, carregando histórias e tradições. A "memória" atua como um elo entre o passado e o presente, preservando saberes ancestrais e experiências que moldam a identidade coletiva.
O propósito é reforçar a importância da memória cultural como uma perspectiva para o futuro, além de enfrentar o desafio de sua preservação, promovendo um espaço onde essas narrativas possam ser compartilhadas e valorizadas. Nesta segunda edição da mostra, além da exibição de dois projetos audiovisuais produzidos pelo IMAS, também foram selecionadas 7 obras a partir de convocatória on-line e gratuita. Filmes selecionados na II Mostra Cine Carimã:
O Menino que Achou o Ouro (filme de bolso, 2024) | Elanny Kevelle (MA)
Maria Parteira (doc, 2024) | Marla Silveira (MA)
Rude Boy de Gugs (videoclipe, 2024) | Sunday James (MA)
Travessa da Socorro (doc, 2024) | Ana Paula Soeiro (MA)
KM 100 (fic, 2024) | Lucas Ribeiro (BA/SP)
Mãri hi – A Árvore do Sonho (doc, 2023) | Morzaniel Ɨramari (RR)
Os Sonhos Guiam (doc, 2023) | Natália Tupi (AM)
Galeria com frames dos filmes a serem exibidos.
Além disso, contaremos com discotecagem experimental Pimenta Preta | Toque da Alvorada por Thadeu Macedo e menu gastronômico da Cozinha Guará por Karliane Santos. A mediação será com Milena Rocha, jornalista, diretora e roteirista.
A Mostra possui idealização de Claudia Marreiros, com curadoria da mesma e Lygia Peçanha, e é realizada pelo Instituto Maranhão Sustentável (IMAS) com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura de Raposa.
Pré-estreia dos filmes da casa
Durante o primeiro semestre de 2024, o Instituto Maranhão Sustentável e o Centro de Cultura Casa d'Arte realizaram produções audiovisuais no município, aprovadas pela Lei Paulo Gustavo, através Prefeitura de Raposa, em parceria com produtores locais: Sol e Floras da Raposa. A pré-estreia dos filmes será durante a 2ª Mostra Cine Carimã, com a presença da equipe e dos participantes das produções.
A canção “Sol”, fruto da poesia de Mário Chagas, musicada pelo poeta e compositor Luís Lima, e cantada por Dicy Rocha, ganha uma narrativa visual que faz paralelos entre diferentes representações do Sol. O videoclipe celebra as mulheres solares, aquelas que irradiam luz e calor, sendo profissionais, mães, mestras e faróis em nossas vidas.
Já o documentário “Floras da Raposa” conta histórias de mulheres protagonistas no cultivo e conservação da biodiversidade no território. A jornada pelos quintais de Raposa revela sistemas agroflorestais, plantas ornamentais, ervas e hortaliças, mostrando a diversidade de flora manejados por lideranças femininas como Silvia, Glauria, Zuleide e Leuzanira.
Sobre o Cine Carimã
A II Mostra Cine Carimã é baseada no projeto “Cine Carimã”, um cinema de base comunitária para estimular especialmente jovens a verem, discutirem e produzirem cinema. O projeto conta com atividades como exibição de filmes, rodas de conversas e oficinas em torno da produção audiovisual.
Um dos principais objetivos do “Cine Carimã” é divulgar e incentivar o cinema brasileiro, visando aproximar os jovens da linguagem do audiovisual e capacitando-os para produzir cinema como ferramenta para a transformação social e proporcionar lazer para toda a família.
Sobre o Instituto Maranhão Sustentável
O Instituto Maranhão Sustentável é uma associação de direito privado que
tem como missão promover e apoiar o envolvimento, pautado nos valores
socioambientais, gerando emancipação social e valorização do patrimônio
cultural e socioambiental.
São pessoas, com múltiplos saberes e especialidades, atuando para contribuir com a construção de sociedades mais justas, econômica, social e ambientalmente. Para isso, desenvolvem produtos e serviços em bases sustentáveis, ativando e articulando oportunidades de cooperação, comunicação e inovação sociocriativa para e com coletivos, comunidades, iniciativa privada e poder público.
Desde 2011, busca ser referência maranhense de ativismo nos campos socioambiental e cultural, promovendo valores como solidariedade, credibilidade e responsabilidade para a inclusão e justiça socioambiental.
Atua juntamente ao Casa d'Arte Centro de Cultura, com quem compõe Ponto de Cultura; e, mais recentemente, Ponto de Memória, pelo conjunto de iniciativas em prol da cultura e das memórias dos territórios onde atuam em simbiose.
Serviço
O quê: II Mostra Cine Carimã - exibição gratuita de cinema e programação musical
Quando: 31 de agosto (sábado), a partir das 17 horas.
Onde: Casa d’Arte Centro de Cultura - Rua do Farol da Marinha, Raposa
Redes sociais:
Instagram: @maranhaosustentavel - https://www.instagram.com/maranhaosustentavel/
Facebook: https://www.facebook.com/imasustentavel
YouTube: https://www.youtube.com/@imasinstitutomaranhaosuste6793
Comments