top of page

Projetos audiovisuais aprovados pela LPG são produzidos em Raposa

O Instituto Maranhão Sustentável e o Centro de Cultura Casa d'Arte realizam parcerias para executar produções no município aprovadas pela Lei Paulo Gustavo. Conheça os projetos!

Gravações do projeto Floras da Raposa

As Floras da Raposa


O projeto de Curta-Metragem vai contar histórias de mulheres protagonistas na produção de alimentos e conservação da biodiversidade do território de Raposa.


Sistemas agroflorestais, plantas ornamentais, ervas, hortaliças e fazem parte do cenário mostrado no filme, que faz um recorte em diferentes variedades de flora nos quintais produtivos manejados por lideranças femininas como Silvia, Glauria, Zuleide e Leuzanira.


A jornada entre os diversos trechos do território da Raposa revelam paisagens

ambientais e culturais que mostram a diversidade encontrada na cidade, nos

revelando a relação entre as mulheres como lideranças enraizadas, assim como a

natureza que lhe cerca.


FICHA TÉCNICA

Argumento: Cláudio Lima

Proposição: Jon Sul

Direção: Claudia Marreiros

Assistente de direção: Carolina Libério

Produção Local: Leuzanira Furtado e Jon Sul

Chef de Cozinha: Karliane Santos

Câmeras: Beto Pio, Rubem Jayron e Carolina Libério

Design: Cláudio Lima

Trilha Sonora: Cláudio Lima e Jon Sul

Arranjos: Luís Moreira

Protagonistas: Glauria Araujo Martins dos Santos, Leuzanira Furtado Pereira, Zuleide Araújo Coelho e Silvia Regina dos Santos do Nascimento

Produção: Casa d’Arte Centro de Cultura


Equipe de produção do videoclipe "Sol"

Videoclipe "Sol"

A canção, fruto da poesia de Mário Chagas, musicada pelo poeta e compositor Luís Lima, e cantada por Dicy Rocha, traz uma narrativa imagética que traça paralelos entre alegorias do que sejam o Sol.


O videoclipe "Sol" é uma celebração às mulheres solares, aquelas que irradiam luz e calor, sendo mães, mestras e farois nos nossos caminhos. Os cenários de Raposa, com suas águas e fronhas, rendas e rendeiras, e seu dia a dia foram as principais inspirações.

A experiência de gravar esse videoclipe com uma equipe muito dedicada e produtores locais, integrados ao cotidiano da cidade, gerou uma obra que promete entregar muita beleza e reconhecimento. Mesmo com a tempestade que se formava e prometia encerrar as gravações ao final, o Sol nos surpreendeu com sua força e arrebatou a equipe com um espetacular fenecer solar - compartilha a diretora Claudia Marreiros

FICHA TÉCNICA

Poema: Mário Chagas

Música: Luís Lima

Produção Musical, Voz e Atuação: Dicy Rocha

Produção Musical e Arranjo: Javier Silveira

Direção, Roteiro e Montagem: Claudia Marreiros

Produção local: Leuzanira Furtado, Jon Sul, Karliane Santos

Câmera: Beto Piovacari e Rubem Jayron

Drone: Rayan de Oliveira

Direção de Fotografia: Beh Hur Real

Direção de Arte e Figurino: João Almeida

Maquiagem: Stênio Maciel

Figuração: Ana Caroline Nava Castro, Ellen Gabrielle da Paz Santos, Rosa Maria Pereira, Auridea Silva Borges

Motorista: Maxsuel Rocha


Registro das gravações do doc Raposa Originária

Raposa Originária


A partir de pesquisas sobre novos olhares sobre a identidade local, o curta-metragem dará escuta a personagens que contam a história do município que hoje compreendemos como Raposa.


Nas ações, que também são formativas, faremos oficinas audiovisuais para estudantes das escolas de Raposa, visando refletir, discutir e aprender sobre narrativas que contribuem para a memória viva do nosso território e identidade local. Os jovens protagonizarão uma jornada na investigação e aprendizagem das histórias e personagens que são memória viva da história da cidade.


A produção vai se dar a partir dos materiais coletados, mergulhando na memória coletiva das comunidades locais pelo recorte da identidade dos povos originários

que conceberam a ocupação inicial do território, bem como suas experiências pessoais da juventude, protagonizando o enredo da história.


FICHA TÉCNICA

Entrevistados: Rosa Tremembé, Durval Tremembé, Francisca Tremembé, Francisco Torres, Edilson de Jesus, Josefa Assunção.

Direção: Claudia Marreiros

Produção Local: Leuzanira Furtado e Jon Sul

Direção de Fotografia: Beto Piovacari

Som Direto: Inaldo Aguiar

Drone: Rayan de Oliveira

Facilitadores: Rubem Jairo, Carolina Maria e Beto Pio


Ação para projeto Oficina de Cinema Comunitário

Oficina de Cinema Comunitário


O projeto visa proporcionar experiências de aprendizado integrado da linguagem cinematográfica com abordagens sobre captação e edição de vídeo, capacitando os alunos com habilidades práticas e conhecimentos essenciais para a produção de vídeos de qualidade. Entre os momentos de partilha ofertados estão:


"Editar vídeos com o celular" para aprender a editar vídeos de maneira acessível, utilizando o aplicativo CapCut no celular, com facilitação do produtor audiovisual Beto Pio.


"Captação de áudio e vídeo" para aprender sobre equipamentos de filmagem, técnicas de iluminação natural e artificial, enquadramentos, uso de microfones e lapela, captação de fotos e vídeos com o celular, e muito mais, com facilitação do especialista audiovisual Rubem Jayron.


"Roteiro" para refletir, discutir e aprender sobre narrativas que contribuem para a memória viva do nosso território e identidade local, com a facilitação de Carolina Maria, roteirista, diretora e pesquisadora de cinema.


Sobre as organizações


O Casa d'Arte Centro de Cultura e o Instituto Maranhão Sustentável são organizações parceiras, vivendo em simbiose no mesmo espaço localizado no município de Raposa e abrigam juntas projetos, propostos por elas ou terceiros, afinados com seus propósitos.



56 visualizações1 comentário

1 Comment


Que ações lindas. Parabéns. Vivas!

Like
bottom of page